TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada – você sofre disso?

Você sabe identificar se suas preocupações estão equilibradas, funcionais ou se estão atrapalhando sua vida? Esse texto tem o objetivo de te ajudar a diferenciar uma preocupação normal, funcional, e a preocupação disfuncional, ou seja, que está sendo mais um problema, te trazendo prejuízos e se transformando em um Transtorno de Ansiedade.

O TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada atinge mais mulheres do que homens, e normalmente começa com uma preocupação específica, e que depois se expande assumindo uma gama de preocupações. Pessoas com TAG se preocupam com muitas coisas – ou com tudo – não só com um ou dois problemas específicos.

Pessoas que sofrem de TAG podem apresentar alguns sintomas e dificuldade de ordem mental e física, como por exemplo:
• Sintomas físicos: dificuldade de digestão, cansaço extremo, dores pelo corpo, tensão muscular, tontura frequente, desorientação, náuseas, suor, dores de cabeça.
• Sintomas emocionais: procrastinação em excesso, dificuldade em desligar, alteração no sono, problemas nos relacionamentos, isolamento social, sentimento de desesperança, irritabilidade, inquietude.

A preocupação crônica, além de ser um problema por si só, pode gerar outros problemas desencadeando doenças como depressão, outros transtornos de ansiedade, síndrome do intestino irritável, dentre outras.

De maneira geral, a pessoa com TAG se preocupa tanto que se sente paralisada, sentindo um medo constante do futuro, de como seu desempenho poderá ser ruim, dos objetivos que não conseguirá alcançar, e o quão difícil as coisas podem vir a ser – essa forma de pensar gera um alto nível de estresse, e consequentemente um alto nível de cansaço – físico e mental.
Essas características apresentadas referem-se à preocupações que já não são normais e saudáveis, pois começam a afetar a vida do indivíduo, gerando vários prejuízos no nível emocional, físico, social, profissional.

As preocupações normais são aquelas que não trazem mais problemas, mas sim colocam o indivíduo em ação no trabalho e busca de soluções.

Mas não há motivos para pânico: a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem apresentado ótimos resultados para o tratamento de TAG, onde cerca de 75% das pessoas que se tratam atingem bons resultados sem a necessidade de medicação.

Portanto, se você se identificou com esses sinais e sintomas, busque ajuda!
Há um caminho de esperança e tranquilidade pra você!

Últimos Posts

Você chegou até aqui e precisa de auxilio profissional, não exite. chame agora mesmo!

Preencha o formulário e solicite já seu agendamento.