O transtorno de ansiedade social é caracterizado por um incômodo irracional, intenso e constante, em uma ou diversas ocasiões sociais, A exposição em público gera ansiedade pelo medo de receber avaliações negativas, ou até mesmo algum tipo de humilhação. É o terceiro transtorno mental mais recorrente, e o primeiro transtorno de ansiedade mais comum.
As causas são conjunto de fatores, como genética, alterações no ambiente externo, e vivências complexas. Alguns sintomas se manifestam no desempenho do indivíduo, como: medo de falar em público, comer ou beber em público, usar banheiro e transporte público, atuar em palco, dentre outros. Outros sintomas se manifestam nas interações do indivíduo, como: falar ao telefone, interagir em encontros amorosos, comprar/devolver alguma mercadoria, receber críticas, conhecer novas pessoas, dentre outros.
Em casos menos graves o acompanhamento com o Psicólogo, normalmente, é bastante eficaz e suficiente, onde o indivíduo aprende e desenvolve habilidades para aos poucos enfrentar situações sociais com menos ansiedade. Em casos mais graves é necessário acompanhamento com médico psiquiatra para tratamento medicamentoso.