
Qualquer que seja o problema e/ou dificuldade que esteja enfrentando, é importante que busque ajuda com um profissional que tem conhecimentos necessários para te ajudar a resolver. E estou aqui para isso.
Quero realmente saber o que se passa, escutar e entender o seu problema.
Vamos investigar a causa e compreender o que traçou esse caminho.
Depois de entender e considerar, vamos trabalhar para encontrarmos juntos soluções.
As duas especialidades trabalham em conjunto, cada um fazendo sua parte, sempre com o objetivo de trazer alívio para o paciente.
Como são complementares em muitos casos, não importa a ordem que você busque, consultando com um ou outro sempre receberá uma orientação específica e adequada.
Se procurar um psicólogo e for necessária a avaliação do psiquiatra, o psicólogo vai te encaminhar e vice versa.
Não temos como falar sobre um tempo específico, pois depende de cada caso. O processo de psicoterapia é pensando de forma totalmente individual, o que significa que cada pessoa terá o seu processo de acordo com as suas necessidades.
Mesmo assim, todo processo tem início, meio e fim, ou seja, a intenção será sempre ajudar o paciente a resolver seus principais problemas, a fim de que ele consiga ter autonomia suficiente para não precisar mais de psicoterapia, e assim receber alta.
Existe uma tabela do Conselho Regional de Psicologia que orienta a base de valor do atendimento psicológico, mas cada profissional tem o seu próprio valor, pois este é definido com base em algumas coisas, como por exemplo: tempo de experiência, as especialidades do psicólogo, as ferramentas que usa, cursos e novas formações que faz, entre outras coisas.
Por isso, para saber o valor da psicoterapia é importante entrar em contato direto com o profissional por quem você deseja ser atendido.
Esse momento chega quando o psicólogo entende que o paciente já tem habilidades suficientes para resolver as questões da vida, sem precisar do acompanhamento psicológico.
Esse momento é discutido entre psicólogo e paciente, e os dois entram em comum acordo quando entendem que chegou a hora.
Quando o paciente sai da psicoterapia sem orientação, é considerado abandono do tratamento, ou seja, o paciente ainda tinha mais coisas para trabalhar mas não quis dar andamento no processo.
Não se preocupe com isso! O psicólogo é preparado para conduzir esse momento, então você pode ir sem medo para sua primeira sessão.
Use-a principalmente para tirar todas as dúvidas, fazer todas as perguntas que estiverem na sua cabeça, questionamentos, além de expor o que te levou até o psicólogo.
É o seu momento e não há pergunta ou dúvida boba, ok? Tudo é válido e importante.
Fale com seu psicólogo! Ele está ali para te ajudar, te ouvir e entender o que está sentindo.
Há duas possibilidades reais para um processo de psicoterapia não funcionar: o psicólogo não está preparado para atender as suas necessidades, ou você não está levando para a psicoterapia tudo o que precisa para receber ajuda.
Independente do motivo, o psicólogo precisa ser informado que você não tem sentido resultado até o momento.
Aqui estão as principais dúvidas sobre o processo de psicoterapia. Caso você tenha alguma que não foi citada aqui, entre em contato comigo! Será um prazer falar com você!